Ramadã e Eid-ul-Fitar 2021 no Brasil

                O Ramadã é o mês sagrado do Islã. Conhecido como mês do jejum pela maioria do público, engloba diferentes atividades de bem. O primeiro jejum do Ramadã no Brasil foi no dia 14 de abril. Após a oração de ishaa [última oração do dia] do dia 13 de abril, portanto, teve lugar a primeira oração conjunta de taraveeh, uma oração especial do mês do Ramadã, que continuou, ininterruptamente, durante todo o mês.

 

                Durante o mês de Ramadan, o Imã Wasim Ahmad Zafar proferiu Dars (aulas de explicação) da oração islâmica e aulas sobre hadith [ditos do Santo Profeta Muhammad (saw)] após a oração de Ishaa. Na parte da manhã, após a oração de Fajr, também foram feitas leituras do Sagrado Alcorão pelo imã, quem também dirigiu as orações de Taraveeh durante esse mês na sede brasileira, em Petrópolis. Na cidade do Rio de Janeiro, os Taraveeh foram dirigidos pelo imã Ihtisham Moman, responsável por aquela região. Todas as orações, Dars do Sagrado Alcorão, de Hadith e da oração foram realizados em Petrópolis respeitando as regras de cuidados contra o coronavírus, respeitando-se devidamente o afastamento e a aglomeração.

                                  O Presidente e Chefe-Missionário da Jamaat do Brasil, Sr. Wasim dando sermão de Eid.

                Já a festa de Eid, que segue o mês do Ramadã, foi realizada no dia 13 de maio. Pela primeira vez, a Comunidade Ahmadia do Brasil teve a oportunidade de celebrar a festa de Eid em três cidades diferentes ao mesmo tempo: na sede em Petrópolis pelo Imã Wasim Ahmad Zafar, no Rio de Janeiro pelo Imã Ihtisham Moman e em São Paulo, onde a festa foi organizada pelo senhor Irfan Ali e a oração dirigida pelo Senhor Mudassar Ahmad. Após a oração de Eid, os membros fizeram um lanche conjunto nas três localidades. 

                Alguns membros participaram do Ramadã e da festa de Eid pela primeira vez. Um pequeno vídeo sobre a festa de Eid no Brasil foi divulgado na MTA, o canal internacional da Comunidade Muçulmana Ahmadia. Esse vídeo pode ser visto clicando neste link.

Associação Ahmadia do Islã no Brasil

Estrada da Saudade, 215, Petrópolis-RJ, CEP: 25610-105

+55 (24) 2242-1385 / info@ahmadia.org.br

© 2018 Associação Ahmadia do Islã no Brasil. Todos os direitos reservados.