Ramadã e Eid-ul-Fitar 2020 no Brasil

                O Ramadã é o mês sagrado do Islã. Conhecido como mês do jejum pela maioria do público, engloba diferentes atividades de bem. O primeiro jejum do Ramadã no Brasil foi no dia 25 de abril. Após a oração de ishaa [última oração do dia] do dia 24 de abril, portanto, teve lugar a primeira oração conjunta de taraveeh, uma oração especial do mês do Ramadã, que continuou, ininterruptamente, durante todo o mês.

 

                Durante o mês de Ramadan, o Imã Wasim Ahmad Zafar proferiu Dars (aulas de explicação) da oração islâmica e aulas sobre hadith [ditos do Santo Profeta Muhammad (saw)] após a oração de Ishaa. Na parte da manhã, após a oração de Fajr, foram feitas leituras do Sagrado Alcorão pelo imã Hafiz Ihtisham Ahmad, quem também dirigiu as orações de Taraveeh durante esse mês. Os senhores Nadeem Ahmad Tahir e Ijaz Ahmad Zafar tiveram a oportunidade de fazer leituras explicativas de ditos do Messias Prometido (as), fundador da Comunidade Ahmadia. Devido à atual crise de Covid-19 os membros foram recomendados a fazer orações em suas casas.

                                  O Presidente e Chefe-Missionário da Jamaat do Brasil, Sr. Wasim dando sermão de Eid

                No dia 24 de maio, foi celebrada a festa de Eid-ul-Fitar com grande festividade. O Imã Wasim Ahmad Zafar iniciou a oração conjunta de Eid às 10h e, em seu sermão, explicou sobre o Ramadã e a festa de Eid. Uma particularidade do Eid desse ano foi que os membros mantiveram um certo distanciamento um do outro durante o sermão e a oração de Eid devido ao coronavírus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             Membros mantendo afastamento enquanto escutam ao sermão de Eid

Após a oração, todos felicitaram Eid Mubarak [Feliz Eid] uns aos outros e aproveitaram um pequeno lanche que lhes foi oferecido a todos os presentes. Os membros também deram contribuições de Eid Fund [contribuição voluntária da festa destinada aos pobres]. Que Allah abençoe essa festa para todos. Amém.

                                           Membros mantendo afastamento enquanto escutam ao sermão de Eid

Associação Ahmadia do Islã no Brasil

Estrada da Saudade, 215, Petrópolis-RJ, CEP: 25610-105

+55 (24) 2242-1385 / info@ahmadia.org.br

© 2018 Associação Ahmadia do Islã no Brasil. Todos os direitos reservados.