top of page

25ª Jalsa Salana (Reunião Anual) da

Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil

                A Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil realizou, nos dias 5 e 6 de maio, a sua histórica 25ª Jalsa Salana (Reunião Anual) com a participação de cerca de 130 pessoas, incluindo o Exmo. Vereador Luizinho Sorriso.

 

                O tema do evento deste ano foi “Gratidão a Deus e Serviço à Humanidade”, enfocando o agradecimento a Deus pela capacidade de chegar ao Jubileu de Prata da Jalsa Salana no Brasil e, ao mesmo tempo, destacando, implicitamente, que a melhor forma de agradecer a Deus é servir à humanidade. Como forma de gratidão, além de seus outros projetos sociais, a Comunidade Muçulmana Ahmadia, na ocasião do evento, doou 30 cestas básicas para famílias necessitadas da cidade.

 

                Hazrat Mirza Masroor Ahmad (aba), atual Khalifa - líder supremo internacional da Comunidade Muçulmana Ahmadia, sucessor do Messias Prometido (as), fundador da Comunidade Muçulmana Ahmadia - enviou uma mensagem especial para o evento, demonstrando a sua felicidade pela realização do evento e parabenizando os membros pela sua organização. Em sua mensagem, ele enfatizou que o objetivo principal da Jalsa Salana é conseguir proximidade com Allah e chamou a atenção dos membros para a adoração, a lembrança de Deus em todas as atividades, a fidelidade com o Khalifa e a levar a mensagem de paz do Islã para as pessoas do Brasil.

[leia, na íntegra, a tradução, em português, da mensagem do Califa clicando aqui]

                O primeiro dia da Jalsa Salana teve início com a cerimônia de hasteamento das bandeiras: o Imã Wasim Ahmad Zafar hasteou a bandeira da Comunidade Muçulmana Ahmadia e o Sr. Latif Tahir, membro visitante dos EUA, hasteou a bandeira do Brasil. Em seguida, os membros da Comunidade reuniram-se para a sessão inaugural, que teve início com a recitação do Sagrado Corão, feita pelo Sr. Latif Tahir, seguida de poema, recitado pelo Sr. Ijaz Ahmad Zafar e de ditos do Messias Prometido, fundador da Comunidade Muçulmana Ahmadia, lidos pelo Sr. Gul Bakht Raza. O Sr. Nadeem Ahmad Tahir, Vice-Presidente da Comunidade no Brasil proferiu, então, o discurso inaugural, esclarecendo os objetivos da Jalsa Salana, explicando as maneiras de agradecer a Deus e chamando a atenção dos membros para a mensagem enviada pelo Khalifa. Em seguida, o Presidente da Comunidade no Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, dirigiu-se aos membros com orientações gerais sobre o evento. Após a sessão inaugural, algumas competições educativas e religiosas tiveram lugar. Ainda no mesmo dia, tiveram lugar mais duas sessões: uma das mulheres e outra dos homens.

1º dia: Cerimônia de hasteamento de bandeiras (à esquerda), apresentação de Muzamil (no centro) e

integrantes da mesa (à direita).

                O segundo dia do evento foi marcado pela sessão de encerramento e, sendo aberta ao público, contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, dentre os quais destacam-se a participação do Exmo. Sr. Luiz Antônio Pereira de Aguiar (Luizinho Sorriso) - Vereador da Câmara Municipal de Petrópolis -, do Ilmo. Frei Volvey Berkenbrock - representando a Comunidade Franciscana -, do Ilmo. Sr. Celso Antônio Ferreira - representando a Comunidade Espírita -, da Ilma. Sra. Sônia Regina - representando a Seicho-No-Ie -, e da Ilma. Sra. Lucile Karsten - representando a Comunidade Adventista. Além disso, merecem destaque as participações do Ilmo. Sr. Latif Tahir, membro da Comunidade Muçulmana Ahmadia dos EUA, quem veio ao Brasil especialmente para participar no evento, do Ilmo. Sr. Eduardo Vanzan - advogado - e da Ilma. Sra. Valéria Amorim dos Santos Brandão, ex-diretora da E. M. Fábrica do Saber.

1ª linha (da esquerda para a direita): Sr. Muhammad Iqbal, Sr. Gul Bakht Raza, Sr. Sohaib Ahmad e Sr. Latif Tahir

2ª linha (da esquerda para a direita): Sr. Takreem Zafar, Sr. Shahid Mahmood, Sr. Saeed Ahmad e Sr. Ijaz Zafar

3ª linha (da esquerda para a direita): Sr. Celso Ferreira (espiritismo), Frei Volney Berkenbrock (cristianismo franciscano), Drª. Lucile Karsten (cristianismo adventista) e Srª. Sônia Regina (seicho-no-ie)

                A sessão de encerramento foi iniciada pela recitação do Sagrado Corão, feita pelo Sr. Shahid Mahmood, seguida de poema, recitado pelo Sr. Ijaz Zafar, e de ditos do Messias Prometido, lidos pelo Sr. Saeed Ahmad (Luiz). Então, uma apresentação sobre a mulher no Islã foi feita pela Sra. Alda Margarida, desmistificando a imagem negativa que se tem no ocidente a cerca do ensinamento Islâmico concernente às mulheres. Em seguida, após uma breve introdução ao Islã e à Comunidade Muçulmana Ahmadia, o Sr. Nadeem Tahir passou a chamar os convidados ilustres para discursarem no evento. O evento foi concluído com o discurso do Imã Wasim Zafar, Presidente da Comunidade no Brasil, quem agradeceu a Deus, pela capacidade de realização do evento, e aos participantes, pela presença, enfocando que não se pode agradecer a Deus se não agradecermos ao próximo. Ele também destacou alguns dos ensinamentos essenciais do Islã que promovem à paz mundial.

Imã Wasim Ahmad Zafar proferindo seu discurso de encerramento da Jalsa Salana 2018 do Brasil. Ele explicou que para agradecer a Deus de verdade é essencial seguir os seus ensinamentos e servir à humanidade. Também destacou que "quem não agradece ao próximo, também não consegue agradecer a Deus" e agradeceu aos organizadores e participantes ilustres do evento.

                O evento teve conclusão com uma oração silenciosa em que cada um pôde rezar em sua própria maneira. Uma exposição de literatura Islâmica diversa e com o Sagrado Corão em diversos idiomas também foi organizada na Jalsa Salana. Ao final, um almoço especial foi servido gratuitamente a todos os participantes.

Foto em grupo ao final da Jalsa Salana 2018

Associação Ahmadia do Islã no Brasil

Estrada da Saudade, 215, Petrópolis-RJ, CEP: 25610-105

+55 (24) 2242-1385 / info@ahmadia.org.br

© 2018 Associação Ahmadia do Islã no Brasil. Todos os direitos reservados.

bottom of page