top of page

Ramadan e Eid-ul-Fitar 2018 no Brasil

                O primeiro jejum do Ramadan no Brasil foi no dia 17 de maio. Após a oração de ishaa [última oração do dia] do dia 16 de maio, portanto, teve lugar a primeira oração conjunta de taraveeh, que continuou, ininterruptamente, durante todo o mês.

 

                Durante o mês de Ramadan, o Imã Wasim Ahmad Zafar proferiu aulas de explicação do Sagrado Corão após as orações de fajr [primeira oração do dia] e aulas sobre ahadith [ditos do Santo Profeta Muhammadas] e questões relacionadas à oração depois da oração de ishaa. Além do Imã Wasim, os senhores Nadeem Ahmad Tahir e Ijaz Ahmad Zafar também tiveram a oportunidade de dirigir as orações de taraveeh durante o mês. Lembranças sobre as bênçãos e a importância do Ramadan foram constantemente feitas aos membros. Os senhores Wasim Ahmad Zafar, Gul Bakht Raza e Umar Farooq prepararam encontros de abertura de jejum para todos os membros da Comunidade na Mesquita. Esse ano, mais uma vez, o Sr. Ijaz Ahmad Zafar teve a oportunidade de sentar para itekaf [dez dias de dedicação à adoração na Mesquita]. O Jornal Tribuna de Petrópolis publicou uma reportagem sobre o Ramadan e as atividades dos membros da Comunidade durante esse mês.

 

                No dia 13 de junho, teve lugar uma oração conjunta do encerramento do Ramadan e das orações de taraveeh nesse mês. No dia 15 de junho, foi celebrada a festa de Eid-ul-Fitar com grande festividade. O Imã Wasim Ahmad Zafar iniciou a oração conjunta de Eid às 11h e, em seu sermão, explicou a importância dos sacrifícios do Ramadan e da festa de Eid. Ele destacou que essa festa consiste numa felicidade conjunta e deixa a lição de que todo sacrifício que é feito para Deus, ultimamente, converte-se em felicidade. Após a oração, todos se cumprimentaram e felicitaram uns aos outros com mensagens de Eid Mubarak [Feliz Eid]. Os membros também deram contribuições de Eid Fund [contribuição voluntária da festa destinada aos pobres]. As crianças receberam presentes e doces e um almoço especial foi servido a todos. Que Allah abençoe essa festa para todos. Amém.

Imã Wasim Ahmad Zafar proferindo o Sermão de Eid-ul-Fitar na Mesquita Baitul Awal

Foto em grupo após a Oração de Eid-ul-Fitar

Associação Ahmadia do Islã no Brasil

Estrada da Saudade, 215, Petrópolis-RJ, CEP: 25610-105

+55 (24) 2242-1385 / info@ahmadia.org.br

© 2018 Associação Ahmadia do Islã no Brasil. Todos os direitos reservados.

bottom of page